Mato Grosso não teve um aluno classificado entre os finalistas da categoria “Memórias Literárias”, da Olimpíada da Língua Portuguesa de 2010. Mas o Estado não ficou de fora da premiação. Uma professora da Rede Estadual recebeu o título de melhor “Relato de Prática” (experiência pedagógica em sala de aula) do polo regional do Centro-Oeste.
A premiação foi concedida à professora Rose-Meire Dias Santos, da Escola Estadual “Jardim Araguaia”, de Barra do Garças. Ela acompanhou a aluna Thays Nayara Araújo Silva, que participou de uma oficina da Olimpíada no início do mês em Curitiba.
Conforme Rose-Meire, Thays estava entre os 125 semifinalistas da categoria. A aluna produziu um texto sem assessoramento da professora no local no local e conseguiu passar para a etapa seguinte, em que foram selecionados os 50 melhores. Porém, não obteve classificação para a etapa seguinte, em que restaram 38 alunos de atodo o país.
O “Relato de Prática”, categoria em que Rose-Meire foi a melhor do Centro-Oeste, é destinado somente ao professores orientadores dos alunos finalistas. Seu relato será publicado nas próximas Olimpíadas (que ocorrem a cada dois anos).
No ano passado, a professora Rose-Meire foi uma das finalistas do Prêmio Nacional “Vivaleitura”. Ela foi a terceira colocada em sua categoria (Escolas Públicas e Privadas). A professora de Barra do Garças concorreu com o projeto “Biblioteca Ambulante: A Cor da Cultura Formando Leitores e Jovens Griots”. (Griots: contadores de histórias). Parabéns a professora Rose-Meire e a aluna Thays da Escola Estadual Jardim Araguaia.