PORTARIA Nº 161/2016/GS/SEDUC/MT - Institui o Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica (PEIP), o Projeto de Formação Contínua dos Profissionais Técnicos e Apoio Administrativos Educacionais (PROFTAAE) e cria o Núcleo de Desenvolvimento Profissional na Escola (NDPE) e dá outras orientações.

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS - XAVANTE.


Oscar Wa’rãiwẽ Urebete
Coordenador Pedagogico
EEI Dom Filippo Rinaldi
Aldeia São Marcos
  
No começo, quando foi instalado o computador na sala dos professores, era difícil compreender a importância do papel da tecnologia em nossa escola. Na ocasião, comecei a me interessar um pouco, e com a vinda da professora Angela me interessei bastante.
O computador exerce papel muito útil na vida pessoal, contribuindo na realização de várias atividades voltadas para atender as necessidades do cotidiano, como digitação de textos, elaboração de documentos, ouvir músicas tradicionais Xavante, sertaneja, religiosa e balanço. Ele executa as atividades de maneira mais correta e ágil, sendo inteligente como ser humano.
A internet diminui a distância facilitando contato com as pessoas conhecidas. Graças ao uso dessa tecnologia, através do e-mail, que nós Xavante nos comunicamos, mesmo a gente ficando mais distante da aldeia, informando os fatos que acontecem ao nosso meio. Essa tecnologia trouxe avanço em nossa escola, porque com ela buscamos também conhecer as notícias que acontecem em nosso país.
O computador sempre foi muito essencial para a formação de professores ajudando bastante na busca de conhecimentos e pesquisa das temáticas a serem trabalhadas aos alunos visando aprimorar e enriquecer a experiência profissional. Possui várias utilidades em nossa escola, atuando na digitação de trabalhos escolares, elaboração de avaliações e programas educativos para serem trabalhados com os alunos que visam desenvolver-lhes o raciocínio lógico e despertar interesse pelo aprender.
Agora, com a escola ciclada, o computador favorece o trabalho dos professores, as atividades docentes tem que ser registradas via online para agilizar os serviços, tudo isso no diário eletrônico. O computador grava na memória todos os trabalhos salvos no sistema, facilitando o serviço que precisamos fazer. Quando precisamos ter acesso aos trabalhos, abrimos os arquivos da pasta.
A tecnologia humana é de suma importância para o trabalho docente em nossa instituição educativa. Tem aperfeiçoado o trabalho dos professores no campo da educação, buscando melhorá-lo continuamente, em prol dos alunos no processo de aprendizagem.

Como chegar no CEFAPRO DE Barra do Garças:

O CADERNO - TOQUINHO





Abraços digitais!
Tecnologias!
/">