PORTARIA Nº 161/2016/GS/SEDUC/MT - Institui o Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica (PEIP), o Projeto de Formação Contínua dos Profissionais Técnicos e Apoio Administrativos Educacionais (PROFTAAE) e cria o Núcleo de Desenvolvimento Profissional na Escola (NDPE) e dá outras orientações.

Olimpíadas de Língua Portuguesa


Olimpíadas de Língua Portuguesa 

A Formação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa nos dias 29 e 30/10 no município de Canarana, nos dias 31/10 e 01/11, no município de Água Boa e nos dias 03 e 04/12/ 2013, no município de Torixoréu.
Prof.ª Gilves - Torixoréu
As Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores do 5º ano (unidocentes) e de professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
As Olimpíada de Língua Portuguesa trabalham com 4 gêneros: poema, artigo de opinião, memórias literárias e crônica, apresentando uma sequência didática, dividida em oficinas, nos cadernos do professor.
Canarana
A oficina desenvolveu-se com atividades em grupos, análise dos gêneros em questão, e os participantes produziram poemas sobre o lugar onde vivem, a partir de fotos da cidade e arredores, produziram a Memória Literária a partir da história contada por um antigo morador da cidade e produziram uma crônica a partir de um parágrafo inicial. Os participantes interagiram bem nas atividades, revelando compreensão da importância da sequência didática e da organização do ensino, além de produzir e socializar Crônicas, memórias literárias e poemas, uma nova experiência para eles em formação continuada, uma vez que sempre solicitam que seus educandos produzam textos, porém eles nunca o fazem.
Água Boa - Lauro Feldman
         Na avaliação escrita sobre a oficina na questão  “Como você avalia a parte teórica e as Oficinas dos Gêneros?” Canarana: 78%  Ótimo,        22% Bom; Água Boa: 88%  Ótimo, 12% Bom; Torixoréu: 78%  Ótimo, 22%   Bom.
E na questão “Como você avalia a contribuição desses gêneros e da metodologia para a sua prática?” o resultado foi Canarana: Ótimo = 85%           Bom= 15%;     Água Boa: Ótimo = 100% ;   Torixoréu: Ótimo = 88%           Bom= 12% .
Canarana - produção de poemas




Torixoréu

Esperamos que  as  Olimpíadas de Língua Portuguesa    sejam um sucesso em 2014, sabendo que o sucesso está atrelado ao entusiasmo de cada um que se envolve no processo.
 






Como chegar no CEFAPRO DE Barra do Garças:

O CADERNO - TOQUINHO





Abraços digitais!
Tecnologias!
/">