PORTARIA Nº 161/2016/GS/SEDUC/MT - Institui o Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica (PEIP), o Projeto de Formação Contínua dos Profissionais Técnicos e Apoio Administrativos Educacionais (PROFTAAE) e cria o Núcleo de Desenvolvimento Profissional na Escola (NDPE) e dá outras orientações.

Leituras Complementares: Escola Ciclada - Elba Siqueira de Sá Barreto fala sobre o sistema de ciclo

Para a pedagoga, as medidas anti-repetência foram implantadas sem profundidade e isso explica em parte a resistência dos professores à mudança no funcionamento da escola... 
Por que há tanta resistência aos ciclos? 
Elba : A resistência existe mesmo em redes que tiveram experiências mais democráticas e inovadoras, como a Escola Plural, da rede municipal de Belo Horizonte. Apesar de os ciclos implicarem, teoricamente, procedimentos inovadores, as práticas e a forma de organização da escola não foram alteradas muito profundamente. O descontentamento vem daí. A cultura da escola se mantém tradicional e emperra mudanças mais profundas...Continue lendo a entrevista.
Fonte: Revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar.

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